segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Quanto maior a concorrência, maior a nota de corte?

Pelos dados disponíveis, conforme mostrado no gráfico 1, há uma leve tendência de queda da nota de corte em função do C/V, mas a relação é de apenas 0,5 pontos (em uma prova de 0 a 100) para um incremento marginal de 100 C/V. 
Gráfico 1: Relação entre Nota de Corte e o número de C/V
Em grande parte, essa regressão com coeficiente angular negativo vem do concurso de AFT 2013, que teve um C/V muito alto (480) com nota de corte baixa (0,61). Excluindo esse ponto, vide gráfico 2, a curva passa a ser crescente com uma taxa de 1 ponto de acréscimo na nota de corta a cada 100 C/V a mais na concorrência.
Gráfico 2: Relação entre a Nota de Corte e o número de C/V excluindo o concurso AFT 2013

Quanto mais vagas, menor a nota de corte?

Essa pergunta está totalmente relacionada ao questionamento inicial deste post, uma vez que a relação C/V é inversamente proporcional ao número de vagas.
Agora, tentando responder a essa segunda pergunta, o senso comum diria que sim, que o aumento do número de vagas irá reduzir a nota de corte. Vamos refletir no seguinte, no universo total dos candidatos há notas que podem variar de 0 a 10. Colocando em ordem decrescente as notas dos candidatos, da maior nota para a menor, as pessoas que tirarem nota mais perto de 10 irão passar. Logo quanto maior o número de vagas, menor a nota de corte!
E por que é que o gráfico não mostra isso mais claramente?
A explicação é simples, hoje em dia o contingente de concurseiros muito bem preparados é muito grande, então próximo do limiar da nota de corte tem muita gente com notas parecidas. Assim, se o número de vagas aumentar a nota de corte vai cair muito pouco e muita gente fica de fora apenas pelo critério de desempate.
Gráfico 3: Relação entre Nota de Corte e número de vagas oferecidas
Pelo gráfico 3 vemos que aumentando o número de vagas em até 4 vezes (de 200 a 800 vagas) a tendência é da nota de corte continuar por volta de 70% do total de pontos possíveis.

Conclusão

O que concluímos é que para essa pequena massa de dados, a nota de corte é muito pouco afetada pelo aumento do número de candidatos por vaga. Provavelmente o nível de competição e preparo dos candidatos tenha entrado em regime estacionário, pois o mercado de concursos públicos desde 2003 se tornou muito atrativo e já arrastou pessoal muito bem preparado tanto entre concurseiros quanto em material de estudos e professores.

Sem comentários:

Enviar um comentário