quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Quanto maior o salário, maior a concorrência?

Para tentar responder essa questão, atualizei o salário inicial oferecido no edital de cada concurso usando o IPCA acumulado até Out/2014. Assim, temos uma comparação razoável entre os salários em diferentes épocas.

Olhando os dados, na verdade, o que mais atrai em um concurso parece ser um menor dinamismo na economia local do concurso aliado com a falta de concurso para a região por um período muito longo.

Para ilustrar essa minha teoria, os cargos de auditoria em Pernambuco (ISS e ICMS) demoraram décadas para apresentar concursos e quando foram lançados em 2014 atraíram 285 C/V. Por outro lado, no Rio Grande do Sul (ICMS), atraiu “apenas” 150 C/V com concursos em 2009 e 2014 e ainda os concursos em São Paulo (ICMS) têm atraído em média 65 C/V. Esses últimos são Estados mais ativos economicamente e oferecem boas oportunidades de emprego na iniciativa privada.

Gráfico 1: Relação entre o salário inicial e a concorrência
Em resumo, a tendência é ter maior concorrência com um salário inicial mais alto. Mas pode ser apenas que aumente o número de franco-atiradores inscritos, aquelas pessoas que não tem noção nenhuma da dificuldade de passar em um concurso desses e sonham em passar na sorte.

Nota:
O R^2 é muito baixo, então nossa regressão pode não explicar muito bem a realidade. Mas a regressão serve para ter uma noção de tendência, nesse caso.

Sem comentários:

Enviar um comentário