sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

A Banca do ISS-SP 2014 não será a FCC, e agora?

Foi publicado nesta quinta-feira, 27, no Diário Oficial do Município de São Paulo, qual banca realizará o concurso da Secretaria Municipal de Finanças. Para surpresa geral, a Cetro Concursos foi selecionada. A estimativa é de que o edital seja publicado no mês de março.
Após esse pequeno baque inicial, não devemos entrar em desespero, pois essa novidade chegou ao mesmo tempo para a grande maioria dos que estavam estudando para o ISS-SP focados na FCC. Portanto, é hora de absorver esse golpe e seguir em frente tranquilamente. Aproveitando inclusive esse grande feriado de carnaval para estudar e aprender algumas coisas sobre essa nova banca.

Analisando a Banca Cetro

Curiosamente, alguns sites têm divulgado que o Cetro foi responsável pelo concurso do ISS-Campinas 2011, clique aqui para seu edital, esse concurso foi feito pelo INEC que é da mesma banca com outro site. Mas o CETRO CONCURSOS para o ISS-SP pode ser acessado nesse link. Clicando aqui, você tem acesso aos concursos que a Cetro coordenou desde 2007 e aqui os concursos do INEC.

Banca escolhida para o ISS-SP 2014

Banca que fez o ISS-Campinas 2011

Terceiro logo do Cetro que pode ser encontrado em editais

Como foi a prova do ISS-Campinas 2011

O concurso de Auditor Fiscal da Prefeitura de Campinas teve 120 questões objetivas divididas em duas provas. O tempo de resolução de cada prova, contando o tempo de transcrição de gabarito, foi de 4 horas. Foram 4 minutos por questão, é um tempo relativamente bom a Prova de Conhecimentos Gerais da FCC costuma ter menos tempo do que isso. 



Disciplinas
Nº Questões
Peso na prova
Mínimo Acerto
Língua Portuguesa
10
8%
05
Informática
10
8%
05
Conhecimentos Gerais
(Estatística / Raciocínio Lógico / Matemática Financeira)
18
15%
09
Processo/Procedimento Administrativo e Conhecimentos em Direito
(Processo e Procedimento Administrativo Tributário / Dir Administrativo / Dir Civil /
Dir Comercial / Dir Constitucional)
22
18%
11
Prova da Manhã
60
50%
Direito Tributário
14
12%
7
Conhecimentos Específicos
(Contabilidade Geral e Custos / Auditoria)
20
17%
10
Legislação Tributária
(IPTU / ISSQN / ITBI / TFA)
26
22%
13
Prova da Tarde
60
50%


Comparação entre ISS-Campinas e ISS-SP

Respondendo a uma dúvida de um colega, como eu faria para escolher as matérias para dar mais atenção nos estudos pré-edital. Pessoalmente, eu arriscaria deixar de lado Administração Pública e Atualidades, a primeira por ser pouca matéria e ser possível estudar pós edital a segunda por ser impossível estudá-la descentemente, corre-se o risco de perder muito tempo e não ajudar a resolver questão alguma. 
Classifico Economia como um divisor de águas entre os concurseiros. Se cair novamente no ISS-SP, poderá beneficiar aqueles que tiveram mais tempo de preparação. Para quem está começando agora, talvez não vá valer a pena estudar toda a matéria de Economia para o ISS-SP 2014 talvez ler os primeiros capítulos de microeconomia dê alguns pontos. 

DISCIPLINAS
Peso no Concurso ISS-Campinas
Peso no Concurso ISS-SP
Língua Portuguesa
8%
9%
Informática
8%
5%
Conhecimentos Gerais
15%
6%
(Estatística / Raciocínio Lógico / Matemática Financeira)
Processo/Procedimento Administrativo e Conhecimentos em Direito
18%
11%
(Processo e Procedimento Administrativo Tributário / Dir Administrativo / Dir Civil /
Dir Comercial / Dir Constitucional)
Economia
0%
6%
Direito Tributário
12%
9%
Conhecimentos Específicos
17%
11%
(Contabilidade Geral e Custos / Auditoria)
Legislação Tributária
22%
27%
(IPTU / ISSQN / ITBI / TFA)
Atualidades
0%
13%
Administração Pública
0%
3%


Pessoal, vou continuar atualizando esse post com mais informações úteis.
Entretanto achei importante postá-lo só com essas informações, pois essa mudança de nomes causa muita confusão. Fiquem atentos!!!

Eu gosto da máxima: À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta.

Não gosto muito desse negócio de um grupo ter vários nomes, logotipos, etc pode ser apenas planejamento fiscal, mas parece que estão fugindo de sua verdadeira identidade... são só devaneios. Vamos torcer para uma concorrência justa e honesta!

5 comentários:

  1. Ivan uma pergunta você que tem, mais conhecimento será que o conteúdo irá mudar muito? Com essa mudança de banca, pois eu estava estudando pelo último edital.

    ResponderEliminar

  2. Ivan Nakashima Violato5 de Março de 2014 às 05:16
    Cicero, não acho que o conteúdo vá mudar muito não. Quem estava estudando pra FCC deve estar preparado. Se vc pegar o Edital do ICMS-SP 2013 e AFRFB-2012, vai ver que não teve muita mudança entre eles, msm com bancas diferentes. A área fiscal tem sido bastante constante quanto ao conteúdo. Acho q a aposta vai ser em Economia e Atualidades. Fiz uma comparação rápida entre os dois editais ISS-SP e Campinas nesse msm post. Dê uma olhada nessa atualizaçao. No geral, o pessoal q está bem preparado pra um concurso da área fiscal é forte candidato pra vaga federal, estadual e municipal. NÃO ACREDITO QUE VC TENHA PERDIDO TEMPO ESTUDANDO PELO ÚLTIMO EDITAL! hehe Pq todos seus concorrentes fizeram o msm. Talvez um ou outro tenha tido sorte de não ter começado determinada matéria e qdo sair o edital ela não entre, aí será sorte! Bons estudos!

    ResponderEliminar