terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Como otimizar seu tempo de estudo por matéria

Quando iniciamos o estudo de muitas matérias ao mesmo tempo, uma dúvida que temos é como separar nosso tempo livre entre as matérias. Devo estudar português por três horas por semana? Estudar matemática financeira por meia hora por dia?
Um método interessante que usei foi o seguinte, primeiro separar todas as horas do dia que seja possível estudar, conforme figura 1, nessa planilha os blocos são divididas em 30 min para poder considerar aquelas pequenas tarefas que as pessoas otimistas acabam eliminando como banho, trânsito, refeições etc. Mas tem que ser realista. Procure usar o horário do dia que você é mais animado e produtivo para o estudo. Algumas pessoas preferem a manhã, outros a madrugada.
Alguns momentos do dia temos apenas 30 min disponíveis, nesse curto tempo procure usar para revisão da matéria e memorização (decoreba) dos conteúdos de suas anotações.
Você pode baixar a planilha clicando aqui.

Figura 1 - Horários disponíveis para estudo

Depois temos que calcular o peso de cada matéria na pontuação dos últimos concursos realizados da carreira escolhida, conforme Figura 2. Se o Edital já estiver lançado, fica fácil, é só copiá-lo. Caso contrário, você terá que estimá-lo baseado nos editais anteriores.

Figura 2 - Peso relativo de cada matéria nas provas do concurso
Além disso, temos que fazer uma estimativa da nossa nota teórica em cada matéria em uma escala de 1 a 10, sendo 1 "não sei nada" e 10 "já domino essa matéria", conforme direita da figura 3. Tenha como referência a dificuldade do concurso que você fará (nível 6 ou 7 seria o suficiente para obter a nota mínima de corte). Seja realista para que o cálculo tenha sentido! Atualize periodicamente e distribua novamente as matérias para ir se adequando aos seus objetivos. Nosso nível nas matérias evoluirá de acordo com o investimento que se faz em cada uma. A tendência é reduzir a diferença entre os níveis.
A planilha calculará uma quantidade de blocos de 30 min de estudos para cada matéria, preencha com o Código que você criou nos espaços azuis escrito Matéria, como na esquerda da figura 3.

Figura 3 - Estimativa de horários de estudo para cada matéria

Finalmente, você verá uma planilha com o balanço geral entre seu calendário semanal de estudos e o resultado ideal calculado pela planilha, como visto na figura 4. Você pode ir ajustando as quantidades de códigos de matérias na sua planilha até que a diferença lhe pareça razoável.

Figura 4 - Balanço entre seu calendário semanal e o ideal por matéria

3 comentários:

  1. Bom dia ! Parabéns pelo Blog !
    Não consegui baixar a planilha... A informação que consta é que o link foi desabilitado.
    Poderia, por favor, me enviar a planilha ? Meus e-mails: claudius.castro@gmail.com ou claudius73@hotmail.com
    Obrigado !

    ResponderEliminar
  2. olá...pode me mandar o link da planilha?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. lyra.direito@gmail.com...essa planilha é muito boa...por favor, me envie...

      Eliminar