sábado, 8 de fevereiro de 2014

Canto dos estudos

Para um bom rendimento nos estudos é necessário que o concurseiro antenado tenha seu próprio canto de estudos. Esse lugar pode ser uma biblioteca pública ou de alguma escola que a disponibilize, como vários cursinhos preparatórios o fazem. Se você optar por estudar em casa, acho importante tentar agregar as seguintes facilidades a seu favor:
  • Um computador
  • Abajur
  • Suporte para livros
  • Suporte para segurar o livro aberto
  • Cadeira 
  • Apoio para os pés
A organização é um dos itens primordiais para a preparação, pois a falta dela pode te roubar tempo com procura de um item ou outro, como caderno, livro, lápis, etc. Então é bom ter uma estante para os livros e cadernos de fácil acesso a partir da sua poltrona de estudos.

Vantagens de estudar em uma biblioteca (ou fora de casa)

Conheço pelo menos dois amigos que não estudam ou estudaram em casa na preparação para concursos. Um alugou uma sala comercial e passou no último ICMS-SP, e o outro estuda em uma biblioteca pública e está correndo atrás de uma vaga na magistratura.
As distração para aqueles que estudam em casa são bastante fortes, como filhos pequenos e esposa pedindo atenção e te passando outras tarefas, a geladeira cheia de atrativos, a internet pedindo navegação, sua cama, seu sofá favorito e a TV. A vontade de parar por uns minutos é alta e esse tempo acaba se multiplicando e você perder uma hora por dia com distrações.
Enquanto isso, uma biblioteca ou uma sala neutra pode te trazer silêncio e paz. Isso aumenta o tempo que você conseguirá se concentrar fortemente.
Para aqueles que não tem essa oportunidade à disposição estudar em casa é mais uma provação!

Meu caso

Quando em estava estudando, minha filha tinha 6 meses e minha esposa algumas vezes tinha de deixá-la comigo para poder fazer alguma outra tarefa. Claro que isso tirava um pouco da minha atenção e tomava meu tempo, mas era um momento legal que me motivava bastante para estudar.
Eu continuava sentado no meu canto dos estudos e ela ficava mexendo em meus cadernos, livros, lápis e caneta. Quem sabe ali não foi plantada mais uma semente de concurseira? Esses momentos eram exceção, em casa deixamos bastante combinado que eu tinha que ter o máximo de concentração possível nos estudos e até as visitas de parentes eu continuava estudando! Estudei em véspera de natal e ano novo.

Meu canto dos estudos

Para mim, o importante, caso você estude em casa, é ter um local fixo e com poucas distrações. Evite locais que sejam passagem para outros cômodos e a sala de estar que terá televisão ligada.
Gostei de usar o suporte de livro pois conseguia ter um "segundo andar" na escrivaninha, então lia o livro e fazia anotações com muita rapidez. Esse suporte também servia para colocar o laptop nas vezes que precisei dele para ver algum material.
Também gostei muito daquele clipe de livro para deixá-lo aberto, dá uma liberdade devido ao handsfree que ele possibilidade.
Nas paredes laterais, mantinha um calendário com algumas metas traçadas. Tinha também uma tabela com minha estimativa realista de notas no concurso, essa tabela já não aparece mais nessas fotos, a boa notícia é que eu bati aquela nota e não passaria se fizesse o que eu achava que seria o possível.

Suporte para livro e clipe para mantê-lo aberto


Calendário e metas de pontos na parede


Estante de livros no mesmo ambiente


Grade de horários e matérias do edital


Cadernos das matérias


3 comentários:

  1. Olá, tudo bem?

    Onde adquiriu este suporte para livros?

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Essa cadeira da foto é confortável?

    ResponderEliminar
  3. Olá Poderia me dar a descrição da sua cadeira? Se há um nome pra ela que eu possa pesquisar para achar e comprar. Sentei numa cadeira dessas uma vez e amei. Mas a pessoa ganhou e não sabe onde foi comprada.desde já agradeço.

    ResponderEliminar