terça-feira, 8 de outubro de 2013

Comparação Edital ICMS-SP x ICMS-RJ 2013 - Matemática, Estatística e Raciocínio Lógico

Caros leitores,

Seguindo na comparação entre a programação dos editais do ICMS-SP e ICMS-RJ de 2013. Agora, no conjunto Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico vemos que o edital do RJ foi um mais detalhado, cobrando Técnicas de Contagem, Combinações, Arranjos e Probabilidade. Nesse ponto particularmente, achei que está mais parecido com o cobrado pela ESAF no AFRFB 2012. Outra diferença notável é a cobrança de Raciocínio Lógico ao invés de Raciocínio Crítico pelo no ICMS-SP 2013, eu pensava que o Rac.Crítico tinha vindo para ficar na FCC, mas parece que ainda não fincou pé, então o negócio é estudar aquelas tabelas verdade e tudo o mais!

Matemática Financeira, Estatística e Raciocínio Lógico ICMS-RJ x SP 2013


Como sou engenheiro mecânico, não tenho muita dificuldade nessas matérias. Minha preparação foi a seguinte: Livro Raciocínio Lógico Questões Comentadas Bruno Villar e resolução de muitos exercícios FCC de concursos anteriores (também dei uma olhada no livro Probabilidade e Estatística Para Engenharia e Ciencias - Jay L. Devore, porque estudei por esse livro na faculdade, mas não acho que seja proveitoso para maioria das pessoas, pois é muito técnico e extenso, vale mais a pena os cursos do Arthur Lima do Estratégia Concursos. Montei também minhas próprias fichas de revisão das equações de matemática financeira e estatística. Não estudei muito a teoria de Estatística.

Acertei 60% de Matemática e Estatística e 50% de Raciocínio Crítico (mas tive que chutar algumas de Rac Crítico por falta de tempo). A FCC cobra muito cálculo, então você tem que se preparar para resolver equações (conhecê-las primeiro) e fazer algebrismos e aritmética. As questões de matemática foram distribuídas assim:
  1. Cálculo do tempo em Juros simples
  2. Cálculo da Taxa real de juros            
  3. Cálculos de Desconto simples racional, Desconto simples comercial, Desconto composto racional
  4. Cálculos de SAC (prestação, saldo devedor, cota de juro)
  5. Cálculo de VPL            
  6. Estatística Teoria (desvio padrão, correlação linear, amostragem e população)
  7. Cálculo de Probabilidade de escolha com reposição
  8. Cálculo de Probabilidade com Distribuição Normal            
  9. Cálculo de Intervalo de confiança            
  10. Cálculo de Nível descritivo de teste de hipótese


Estudei por volta de 20 horas no ciclo para ICMS-SP (novembro/13 a março/14) e mais umas 20 horas para o AFRFB 2012 (agosto a setembro/12) e meu resultado na prova da ESAF foi muito melhor, consegui 80% dos pontos, na época do meu estudo para ESAF, eu não sabia nada de Direito (tirei 35%) então sobrou muito tempo para fazer a matéria de Lógica com calma nessa prova. Já na prova de Conhecimentos Gerais ICMS-SP o fator tempo pesou demais para mim, não consegui entrar em um bom ritmo para resolver as questões, tentei correr um pouco e errei umas bobeiras como módulo de uma diferença.

Então é isso aí, bons estudos a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário