terça-feira, 1 de outubro de 2013

Não abra mão das coisas que te gratificam

Pessoal,
Segue uma dica que pode ser meio batida, mas que não nos damos muita conta e acabamos sofrendo um pouco nessa caminhada da preparação. Começo por meu próprio testemunho.
Durante minha corrida pelo ICMS-SP 2013, fiquei muito bitolado nos estudos porque considerava que eu tinha muito pouco tempo para aprender muita matéria. Realmente, 70% do que foi pedido edital era novidade total para mim. Comecei a estudar de verdade para concurso na área fiscal em agosto de 2012.
A falta de equilíbrio me fez "perder" alguns dias de estudo por desânimo e cansaço físico-emocional. Dava uma sensação de impotência e de ver o cavalo selado passando (750 vagas de AFR-SP desfilando na minha frente...). Martelava na minha cabeça: por que não comecei a estudar antes? Puxa, uma chance dessas ocorre com qual frequência? Is this an once-in-a-life-time chance? Nessas horas minha esposa foi a base que não me deixou ruir, ela dizia - fica tranquilo porque concurso sempre vai ter e sua vaga vai aparecer. Eu estudei uns 40 dias seguidos praticamente 10horas líquidas/dia em média, foram dias de abdicação total à vida e dedicação exclusiva ao concurso, nesse caso eu acabei passando mas teve dias de absoluta piração que eu achava que fosse surta e não aguentar mais ir adiante com os estudos.
Dê recompensas a si mesmo


Tenha um tempo para relaxar
A lição é a seguinte, quando você retira da sua vida atividades que lhe dão prazer, satisfação e lhe gratificam de algum modo, que lhe oferecem um significado especial, você perde uma conexão fundamental, que é com você mesmo, mas não caia na tentação de ir estudando só um pouquinho por dia porque só muitas horas de estudos por um longo tempo que te jogarão para perto das vagas. Ajuste-se para estudar pelo menos 5 dos 7 dias da semana.
Sem exageros, você pode uma vez por semana ver um filme ou relaxar de outra forma. Esse tempo de relaxamento você irá ganhar depois em eficiência nos seus estudos.
Então é isso aí sem desanimar.
Bons estudos a todos

Sem comentários:

Enviar um comentário