sexta-feira, 20 de setembro de 2013

AFRFB - Análise dos últimos certames

Bom dia, nobres concurseiros
Hoje vamos a um assunto de grande interesse para o pessoal da área fiscal, analisar os últimos certames para os concursos para AFRFB e tentar balizar melhor a expectativa e esforço nos estudos.

Provas da ESAF

As provas dos concursos da RFB são consideradas difíceis, entre outros motivos, por serem elaboradas pela banca ESAF e por ter mínimo por matéria (40%) e no geral (50% ou 60%). A ESAF é dita como difícil por exigir muita interpretação e fugir muito do decoreba puro.

Dessa forma, para quem está em busca de uma vaga para RFB tem que se aprimorar bem na interpretação de textos além de que não vale tanto assim aquela estratégia de focar em apenas algumas matéria com maior peso no total da nota do concurso, como demonstrei para os últimos certames para ISS-SP. O concurseiro tem que ter um rendimento mínimo por matéria o que pode distorcer o resultado do concurso com gente muito boa sendo cortada por conta de matérias como inglês ou espanhol, administração, auditoria, raciocínio lógico, etc.
A dica para RFB é o equilíbrio em termos de desempenho por matéria. No momento, passamos por uma fase inter-editais de concurso da RFB, o concurseiro deve se fortalecer em suas matérias calcanhar de aquiles e fazer a manutenção de seus pontos fortes, para quem já tem uma certa bagagem de estudos. Para os novatos, começar estudando o que foi pedido no programa do edital 2012.

Resumo dos últimos certames

Certamente, o concurseiro atento vai procurar saber como foi a nota de corte e nível de dificuldade das últimas provas da área que pretende concorrer. Na tabela 1, apresentamos alguns dados que julgo importantes para essa análise.
Para deixar pronto um plano de ação de estudos pós-edital, temos que saber quanto tempo leva entre o edital ser publicado e a data da prova, isso está em volta de 60 dias (comum a maior parte dos concursos). Então, já deixe um cronograma preparado para disparar quando sair o edital. Essa preparação vai te salvar uns 5 dias de ansiedade nessa época de lançamento do edital. Você se sentirá mais seguro e o estudo vai render bem.
A ESAF em 2012 parece ter perdido um pouco a mão em termos de inovação e dificuldade em sua prova e muita gente não atingiu os mínimos (99% da concorrência!), muita gente achou isso uma aberração e até desperdício para a Administração, pois esta ficou com pouca margem para chamar excedentes pelo simples fato de ter poucos destes!
Para um certame da ESAF, em média, um desempenho de 70% na prova deve colocar o concurseiro com sérias chances de ter uma vaga. Somente em 2009 a nota de corte (80%) foi maior que 70%, mas foi uma prova considerada fácil na época.
Tabela 1 - Resumo dos últimos AFRFB na ESAF
Uma informação que não tá na tabela 1, mas em 2012, entre a autorização do concurso (25/5) e a realização da prova (23/9) foram 120 dias! Ou seja, após autorização ainda dá tempo de progredir bastante nos estudos e não desanimar pra quem começou agora.

Tabela 2 - Distribuição das matérias nas últimas provas

O outro assunto, bastante importante desse post, é quanto ao conteúdo das provas! Pois bem, a Tabela 2 mostra como foi a distribuição das matérias nas provas. Começo pelo último edital, 2012, até chegar a 2005. Não peguei editais mais antigos por julgá-los ultrapassados para nossos fins. O que se nota é que em 2012 não caiu Economia, Dir Previdenciário, Dir Internacional Público e Informática. Essas matérias cairam em 2005 ou 2009, dependendo do caso. E no próximo o que vai cair? Bom, aí meu amigo, essa é a pergunta do milhão. Inclusive, pode cair matéria que nem foi pedida nos últimos certames. Como fazer pra me proteger da incerteza? Procurar estudar, no período entre editais, Todas as matérias pedidas em 2012 mais Economia e Dir Previdenciário. Putz, sério? Infelizmente, sim, o que daria o seguinte:
  1. Português 
  2. Inglês ou Espanhol
  3. Raciocínio Lógico-Quantitativo 
  4. Direito: Civil, Penal e Comercial
  5. Administração Geral e Pública 
  6. Dir Constitucional 
  7. Dir Administrativo 
  8. Dir Tributário 
  9. Auditoria 
  10. Contabilidade Geral e Avançada
  11. Legislação Tributária
  12. Comércio Internacional e Legislação Aduaneira
  13. Economia e Finanças Públicas
  14. Dir Previdenciário
  15. Prepare-se para Dissertativa! Faça redações com frequência.
Mas por que não Informática e Dir Internacional Público? Informática fica fora porque os sistemas desatualizam rápido e o último edital foi em 2005, quase 10 anos depois do próximo edital (2014/15) e Dir Internacional Público, porque não são muitos itens e poderia ser estudado na fase pós-edital.

E por que Economia e Dir Prev? Economia entra pois se entrar no edital e você estiver zerado, pode ser sua bola de ferro pra te afundar e Dir Prev só porque o boato é forte de que vem essa matéria!

O que a maioria dos concurseiros que tem AFRFB como meta estão fazendo hoje é estudar todo o programa do último edital.

Hoje, certeza do que vai cair é só o Náutico mesmo. Ano passado era Palmeiras!! Então essas certezas da vida vão mudando então procurem se decidir e focar em algo e não viajar demais nessa preparação!
Bons estudos a todos,

PS.: meus amigos alviverdes, nos vemos em 2014!

Sem comentários:

Enviar um comentário