segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Carreira de Auditor Federal do TCU

Prédio do TCU em Brasília
O Tribunal de Contas da União (TCU) é um órgão de Fiscalização do Erário Nacional e suas aplicações e possui perante a sociedade brasileira uma boa reputação. De acordo com o Secretário Adjunto de Planejamento do TCU, Marcelo Eira “o Tribunal verifica o volume dos recursos envolvidos, em cada despesa pública, atividade ou ação; verifica a relevância dos projetos para a população; verifica os riscos envolvidos, no caso de órgãos que já tem histórico de irregularidades”.
Na realidade a função fiscalizadora do Tesouro Nacional é de competência do Congresso Nacional. Porém, com a Constituição de 1988, o TCU recebeu poderes para, no auxílio ao Congresso Nacional, exercer a fiscalização contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial da União e das entidades da administração direta e indireta.

As carreiras profissionais do TCU

Excetuando-se as autoridades, (Ministros) o TCU é formado por três cargos:
  • Auditor Federal de Controle Externo que realiza as funções de auditoria propriamente dita e conta com as seguintes especialidades: Apoio Técnico e Administrativo, Biblioteconomia, Controle Externo, Enfermagem, Engenharia, Medicina, Nutrição, Psicologia e Tecnologia da Informação.
  • Técnico Federal de Controle Externo que trabalha, no suporte às atividades administrativas.
  • Auxiliar de Controle Externo, que há muito tempo não há contratações, e tende, talvez a extinção
Os servidores do TCU tem ingresso ao Tribunal por concurso público. São contratados em regime estatutário, o que lhes provém estabilidade. Contam com planos de cargos e salários assim constituídos: 13 padrões, distribuídos por 3 classes : A, com 5 padrões, e B e Especial, ambas com 4 padrões cada uma. A progressão acontece a cada ano completado no cargo pelo servidor.

Como atua o Auditor Federal do TCU

São atribuições do AFCE: desenvolver atividades de planejamento, de coordenação e de execução relativas à fiscalização e ao controle externo da arrecadação e aplicação de recursos da União, bem como da administração desses recursos, examinando a legalidade, a legitimidade, a economicidade, a eficiência e a efetividade em seus aspectos financeiro, orçamentário, contábil, patrimonial e operacional, dos atos daqueles jurisdicionados ao Tribunal de Contas da União.
Sempre que existam programas que envolvam, de alguma forma, os recursos públicos, uma equipe de auditores do TCU vai até ales e verifica se o recurso está sendo gasto de acordo com aquilo que foi previsto.
Os processos de fiscalização passam por áreas técnicas que realizam as auditorias, e relatam irregularidades encontradas. Os processos são julgados pelos 9 Ministros, que determinam a correção e, quando couber, a penalidade a ser impetrada.

A carreira é promissora 

Segundo um dos últimos quadros disponibilizados pelo Tribunal, existem 1.753 cargos de AUFC.


Remuneração inicial: R$  12.076,90 
Últimos concursos: 2013, 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário