domingo, 15 de setembro de 2013

O auto conhecimento

Boa noite, concurseiros de plantão!
Uma das coisas que mais perturbam a mente de um concurseiro é o medo da prova e de não estar estudando da maneira "certa" ou "eficiente".
Pois bem, para mim, cada pessoa tem suas características próprias, seus pontos fortes e fracos, suas vantagens e desvantagens quando está estudando. Aqui entra o auto-conhecimento para que cada um determine o que é certo e eficiente caso a caso. Dos concurseiros, uns trabalham, são solteiros, outros têm filhos, esposa, marido. Outro ponto importante é a situação financeira do estudante, uns têm dinheiro suficiente para parar de trabalhar por uns anos (ou muitos anos), outros são patrocinados pelos pais ou cônjuges, outros precisam tomar posse urgentemente em algum cargo para aliviar a situação financeira. Depois ainda temos a grande variedade de background acadêmico do estudante, uns têm apenas o segundo grau completo, outros são formados em Direito, ou em Contabilidade, ou em Engenharia, ou Odonto, Veterinária, e em uma grande variedade de outros cursos.
Alguns têm facilidade em matérias exatas, outros têm leitura rápida, outros uma boa memória.
Enfim, são muitas variáveis, muitos cenários possíveis. E cada um de nós mesmos somos capazes de dizer o que se aplica, o que funciona para a gente. Você tem de adaptar as técnicas (que são muitas) ao seu caso particular, ver o que funciona com você. Você pode até estudar sem técnica alguma. Só há uma fórmula mágica para passar: muitas horas de estudo. As técnicas servem para acelerar o caminho ou para aliviar o esforço da jornada.

O que funcionou para mim
Em um resumo enorme, o tipo de material que funcionou para mim foi:
- Video aulas
- Aulas em pdf
- Bons livros
- Resolução de muitos exercícios
- Mapas mentais
- Aulas presenciais

Aliado ao material, as técnicas de estudo de utilizei foi organizar meu calendário diário do ano todo (com férias e feriados). Nesse calendário, dividi meu tempo em lotes de 30 min, com todas as atividades diárias, incluíndo sono e cuidado com filhos e deslocamentos. Nos lotes livres, distribui as matérias que haviam caído no concurso de meu interesse (AFR-SEFAZ-SP) algumas matérias de peso elevado, procurei estudar matérias com peso maior 3 a 4x por semana. Usei um método que pondera o peso da matéria nas provas e meu nível de conhecimento para determinar o quanto, por semana, idealmente deveria estudar por matéria. Com esse número de horas por matéria eu fazia a distribuição de maneira que parecesse menos cansativo e mais eficiente para mim.
  
Controle o tempo de estudo por matéria [crédito para Ricardo Souza]

No link abaixo, você encontra minha planilha de controle de estudos.
Clique aqui: Planilha horario de estudo.xlsx

"Pô, mas peraí, você praticamente usou todos os materiais de estudo disponíveis, não dá pra otimizar isso?" - diria você, meu nobre leitor. Respondendo, diria que foi praticamente isso mesmo, nesse quesito não tem muito o que inventar. Tem gente que é autodidata e não precisa de aulas presenciais, por exemplo, eu gosto de ter aula com professor e sala de aula. Aí entra o auto conhecimento de cada um!


Então é isso aí, pessoal.
Bons estudos a todos!

Sem comentários:

Enviar um comentário